RESULTADO DE BUSCA
REPRESENTAÇÕES DE ADOLESCÊNCIA NA MÍDIA: ANÁLISE DA SÉRIE BIG MOUTH COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Autor Principal: Brenda Sayuri Tanaka        Co-autores: Ana Cláudia Bortolozzi Maia
Resumo: A série de comédia Big Mouth , lançada pela Plataforma Netflix, traz conteúdos sobre a adolescência e alguns aspectos que seriam vivenciados neste período da vida. No presente trabalho, buscou-se analisar os três primeiros episódios, de modo a propor uma discussão crítica sobre as representações da adolescência, à luz do referencial teórico que entende a adolescência como um fenômeno psicossocial e cultural (BOCK et al., 1999; NASIO, 2011). O método utilizado para análise foi a categorização temática (BARDIN, 2009), resultando nos seguintes agrupamentos: (a) A adolescência associada à representação de instintos incontroláveis; (b) Puberdade e mudanças do corpo associadas às questões psicossociais; (c) Busca pela identidade pessoal e vinculação grupal; (d) Questões de gênero. Conclui-se que tal material poderia ser utilizado no ensino sobre sexualidade para adolescentes, mas de modo cuidadoso para que os estereótipos presentes na série sejam debatidos e desconstruídos, evitando sua perpetuação e proporcionando uma experiência de adolescência mais saudável.,
Palavras-chave: adolescência. sexualidade. recursos midiáticos.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
12
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO