RESULTADO DE BUSCA
A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Autor Principal: Carla Melissa de Paulo Raminelli        Co-autores: Moacir Pereira de Souza Filho, Ulisses José Raminelli
Resumo: Neste trabalho abordaremos a relevância do uso de mapas conceituais como instrumento de avaliação da aprendizagem significativa no curso de radioatividade para o ensino médio. Nossa discussão está embasada em dados obtidos através uma pesquisa de mestrado junto ao Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - Unesp, câmpus de Presidente Prudente. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Deputado Felício Tarabay , em Tarabai, SP. O projeto da pesquisa foi aplicado em duas turmas do 3º ano do ensino médio, na disciplina de Física. O tema abordado foi o de radioatividade, conteúdo previsto no Currículo do Estado de São Paulo para o 3º bimestre do ano letivo. As atividades foram desenvolvidas no decorrer de cinco semanas, em agosto do ano letivo de 2018. O curso de Radioatividade proposto neste trabalho, foi estruturado através de um planejamento rigoroso de aulas, escolha de materiais e atividades que visavam facilitar a aprendizagem significativa do tema. Os resultados apontam que os mapas conceituais podem ser considerados instrumentos de avaliação da aprendizagem significativa, uma vez que podemos verificar a correspondência entre o desempenho cognitivo do aluno e o que a teoria sugere como organização cognitiva como resultado da aprendizagem. ,
Palavras-chave: aprendizagem significativa. mapas conceituais. avaliação.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

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