O CUIDADOR ESCOLAR NA ESCOLA INCLUSIVA | |||
Autor Principal: | Rosimar Poker Co-autores: Bruna Caroline Cardoso | ||
Resumo: | A implementação da política educacional inclusiva exige dos sistemas de ensino e, consequentemente, das escolas, o atendimento às necessidades educacionais de todos os alunos, inclusive dos que apresentam severos comprometimentos físicos, motores, sensoriais, comportamentais ou intelectuais. Se torna imprescindível a realização de adequações nas escolas para garantir a todos os alunos serem matriculados e, também, serem escolarizados. Como apoio para alunos com graves limitações, a legislação garante a presença de um novo profissional denominado Cuidador, entretanto, nos documentos oficiais, não fica claro o seu lugar na escola. Nesse contexto, a presente pesquisa pretendeu analisar a legislação existente que respalda a contratação desse profissional, bem como conhecer o seu perfil, a saber, sua formação, atribuições e clientela por ele atendida. Foi estudada a situação de uma rede municipal de ensino de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. O estudo se baseou na análise documental e entrevistas com gestor e com profissional responsável pela contratação do Cuidador. Os resultados apontaram que em geral está exercendo a função de auxiliar nas atividades de locomoção, alimentação e higiene, entretanto, constatou-se que suas atribuições vão além dessas atividades assumindo funções muito diversificadas, inclusive, atuando individualmente com o aluno no desenvolvimento de atividades pedagógicas dentro da sala de aula., | ||
Palavras-chave: | cuidador escolar. escola inclusiva. apoio à inclusão. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial | |
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