RESULTADO DE BUSCA
PERCEPÇÕES DAS CRIANÇAS SOBRE A CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autor Principal: Suzi Dornelas e Silva Rocha        Co-autores: Andresa de Souza Ugaya
Resumo: A sociedade brasileira, sendo uma nação de grande diversidade cultural, teve forte influência das culturas africanas e indígenas, trazendo com elas suas características e costumes tão presentes e enraizados na identidade histórica do país. No entanto, percebemos que as temáticas africana e afro-brasileira não possuem um espaço merecido no contexto escolar sendo, muitas vezes, marginalizada e ficando restrita a datas comemorativas e/ou a um único componente curricular. Reconhecendo a importância de incluir esses conteúdos no ambiente escolar, esta pesquisa qualitativa que utilizou-se do método da pesquisa-ação, teve o intuito de averiguar quais as percepções prévias das crianças e seus interesses em aprender sobre conteúdos oriundos da cultura africana e afro-brasileira nas aulas de Educação Física. Com base nas respostas coletadas por intermédio de um questionário com uma turma de 5° ano, a análise dos dados seguiu por meio de categorias temáticas de conteúdos proposto por GOMES (2009). Diante dos dados, pudemos notar que as crianças reconhecem a relevância de aprender sobre essas culturas e que os conhecimentos aprendidos possibilitam uma ampliação do repertório cultural.,
Palavras-chave: cultura africana. ensino fundamental i. educação física.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
7
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO