RESULTADO DE BUSCA
UM DIA NA ALDEIA INDÍGENA EKERUÁ: PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor Principal: Suzi Dornelas e Silva Rocha        Co-autores: Taís Pelição , Denise Aparecida Corrêa
Resumo: O presente trabalho está relacionado a um projeto de extensão do Departamento de Educação Física da Unesp/Bauru em parceria com uma Escola Estadual. Tem como foco a educação para as relações étnico-raciais, com o respaldo das Leis 10.639/2004 e 11.645/2008 e a Pedagogia Dialógica de Paulo Freire, e seu objetivo principal é abordar a temática das Culturas Africana, Afro-brasileira e Indígena para crianças do 1° ao 5° ano, por meio de vivências lúdicas, artísticas e diálogos. No 2° semestre de 2018, contemplamos a Cultura Indígena, tratando da diversidade dos povos existentes no Brasil. O objetivo deste trabalho foi investigar as percepções de crianças do 5º ano sobre a visita à Aldeia Indígena Ekeruá do Povo Terena com o propósito de compreender o que foi significativo diante dessa experiência. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados, relatos escritos produzidos por 45 crianças do 5º ano que participaram da visita, os quais foram submetidos à análise de conteúdo gerando 3 categorias temáticas: A) Quando eu cheguei lá foi bastante diferente do que imaginávamos ; B) Foi fechamento de tudo que aprendemos e C) Amei cada detalhe e brincadeira com eles . O diálogo e as experiências no convívio com os indígenas favoreceram a desconstrução de estereótipos e despertou a valorização e o interesse das crianças, assim como, a inserção neste contexto cultural agregou sentido aos conhecimentos desenvolvidos nas aulas, tornando os processos educativos mais significativos.,
Palavras-chave: cultura indígena. povo terena. educação intercultural.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
9
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO