FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITARIOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: LEVANTAMENTO DE PRODUÇÕES | |||
Autor Principal: | Liz Amaral Saraiva Morgado Co-autores: Rosimeire Maria Orlando | ||
Resumo: | A educação inclusiva configura-se como tema de grande discussão atual nos campos científicos, políticos e sociais e é parte integrante do movimento de inclusão social que busca a equiparação de oportunidades para pessoas marginalizadas e excluídas, visando à construção de uma sociedade democrática, na qual, exista respeito, aceitação e reconhecimento político das diferenças. Com isso, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a produção científica do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior sobre a temática formação de professores universitários com foco na educação inclusiva. Através de uma revisão sistemática da literatura. Utilizando os seguintes descritores: docência AND educação inclusiva ; docência AND educação especial ; professor universitário AND educação inclusiva ; professor universitário AND educação especial ; professor universitário AND inclusão . Como resultado, foram selecionadas duas obras que se encaixavam nos critérios de inclusão. Os dados apresentados findam que o número de produções relacionadas ao tema formação de professores universitários com foco na educação inclusiva está ganhando espaço para discussões e pesquisas. Apesar disso, percebe-se que há um número maior de pesquisas quando o assunto é a formação de professores da educação básica, ou seja, desde a educação infantil até o ensino médio. , | ||
Palavras-chave: | ducação especial; formação de professores; ensino superior. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
Estatísticas: | 12 acessos |
8 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!