RESULTADO DE BUSCA
INFÂNCIA E ESPAÇOS DE BRINCAR PÚBLICOS: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA SOBRE A VISIBILIDADE DE CRIANÇAS
Autor Principal: Adaliza Meloni        Co-autores: Fátima Aparecida Dias Gomes Marin
Resumo: O trabalho tem por objetivo apresentar considerações a respeito dos espaços de brincar oficiais da cidade de Assis (SP) e abordar a importância de dar visibilidade a infância na elaboração e implementação de políticas públicas, relacionadas a criação de espaços de brincar. Ao reconhecermos a criança como sujeito ativo que se apropria dos espaços de brincar, destacamos a importância dos espaços públicos para o seu desenvolvimento e defendemos a necessária articulação entre poder público, escola e membros da sociedade na elaboração de políticas públicas direcionadas a este sujeito. Para tanto, nos fundamentamos na Sociologia da Infância e na Geografia da Infância. O trabalho é um recorte da nossa pesquisa de doutorado, de natureza qualitativa, caracterizada como estudo de caso, que comporta pesquisa bibliográfica, análise de acervo documental e pesquisa de campo realizada com dez crianças de 8 a 11 anos de idade. Como resultados obtidos, podemos constatar que as crianças são capazes de avaliar os espaços de brincar de acordo com suas preferências e necessidades.,
Palavras-chave: infância. espaços de brincar. brincar
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico

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