RESULTADO DE BUSCA
FILOSOBOL E OS SABERES ESCOLARES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autor Principal: Mateus Henrique Turini        Co-autores: Deivide Telles de Lima , João Gonçalves de Oliveira , Fábio Fernandes Villela
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise qualitativa sobre o produto educacional FilosoBol enquanto prática pedagógica escolar e indica potenciais contribuições para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos dentro dos tempos e espaços da escola. Para tanto, utiliza os resultados apresentados por uma pesquisa de mestrado que investiga o ensino de Sociologia na educação escolar brasileira. A partir desses dados e de uma revisão teórica que aborda os pressupostos teórico-metodológicos da Pedagogia Histórico-crítica, é possível conceber o FilosoBol como uma atividade de ensino com potencial de proporcionar o momento catártico dentro da mediação educativa a partir dos saberes escolares presentes em um ou mais componentes curriculares. Por fim, conclui que, mais que uma adequação semântica, o FilosoBol expressa um sentido teórico-conceitual em que, uma atividade lúdica em forma de jogo, realizada dentro dos tempos e espaços escolares, intencionalmente sistematizada como prática pedagógica, possibilita a transmissão-assimilação dos saberes escolares de maneira dinâmica e significativa, permitindo a vivência do momento catártico dentro da mediação educativa.,
Palavras-chave: filosobol. pedagogia histórico-crítica. transmissão-assimilação.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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