RESULTADO DE BUSCA
SOCIEDADE CONVERGENTE E EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA
Autor Principal: JUSSARA GABRIEL DOS SANTOS        Co-autores: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender a construção da sociedade convergente a partir do caso da marca de esmaltes Risqué. A Cultura da Convergência advém com o surgimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e não se restringe apenas a um processo tecnológico de integração de múltiplas mídias em um único aparelho, mas refere-se a transformações tecnológicas (os meios midiáticos), mercadológicas (as formas de mercado), culturais (as maneiras de relacionamentos) e sociais (ao exercício da cidadania) e também agrega três conceitos: convergência dos meios de comunicação, cultura participativa e inteligência coletiva. Assim, a metodologia utilizada é a qualitativa e bibliográfica a luz dos fundamentos teóricos de Jenkins (2009) no que diz sobre a Cultura da Convergência. Os resultados mostraram que a Cultura da Convergência tem alterado o modo de ser e agir das pessoas e está em processo de construção. Concluiu-se que a compreensão desta sociedade convergente em andamento pode contribuir no engajamento da escola em promover a consciência crítica no uso das tecnologias. ,
Palavras-chave: cultura da convergência. tecnologia de informação e comunicação. educação.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico

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