A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS DOS ANOS INICIAIS EM ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO | |||
Autor Principal: | Emanuelle Perissotto de Assis Co-autores: Flavia Medeiros Sarti | ||
Resumo: | Com objetivo de apresentar a dissertação de Mestrado que embasa este trabalho, o presente texto focaliza como referencial empírico o Projeto Early Bird , programa fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE) e o Ministério da Cultura e Educação da Holanda, cujo objetivo principal era introduzir a Língua Inglesa aos anos iniciais de 203 escolas da rede pública estadual paulista. Orientada pela perspectiva qualitativa, a pesquisa analisou tanto dados documentais e bibliográficos quanto dados empíricos coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e ex-professores de Língua Inglesa que passaram (ou não) pelos encontros formativos do projeto entre os anos de 2013 e 2017. Dessa forma, apoiados nos conceitos de saberes docentes e profissionalização do ensino (TARDIF, 2013a, 2013b; LESSARD; GAUTHIER, 2001; SHULMAN, 1986; GAUTHIER et al.,1998;) os dados foram discutidos com o intuito de identificar, primeiramente, as impressões dos professores a respeito do projeto e de seu programa de formação e, posteriormente, os saberes mobilizados por esses professores em suas aulas. Os resultados obtidos apontam para um retrocesso para a profissionalização docente e o alerta sobre a configuração da formação de professores de língua estrangeira nos dias atuais. , | ||
Palavras-chave: | formação de professores. projeto early bird. inglês nos anos iniciais. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
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