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METODOLOGIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: PROPOSTA DO USO DE CULTURA MATERIAL PELO PIBID-HISTÓRIA UEM
Autor Principal: Murilo Moreira de Souza        Co-autores: Gabrielle Legnaghi , Vinícius Tivo Soares
Resumo: O estudo da história e cultura das populações indígenas está regulamentado desde a promulgação da Lei 11.465/08, no entanto, a realidade que se encontra nas escolas de ensino básico é que depois de uma década a medida ainda não foi completamente efetiva. Pensando na construção do saber histórico dos alunos por meio de fontes históricas, o Programa Institucional de Iniciação à Docência, subprojeto História da Universidade Estadual de Maringá (PIBID/HISTÓRIA-UEM) desenvolveu estudos que reflitam sobre o aprendizado relacionado ao contato com as fontes históricas, principal objeto de trabalho do historiador. Atendendo ainda a necessidade de inserir as populações indígenas dentro do conteúdo escolar, o uso da cultura material enquanto fonte pode ser levado para a sala de aula como forma de inserir o aluno dentro das sociedades indígenas estudadas. O trabalho que apresentamos busca refletir sobre o método apresentado por Katia Abud (2010) e o uso da cultura material no estudo das populações indígenas presentes no Estado do Paraná e propor um encaminhamento de aula para os alunos do ensino fundamental nos anos finais.,
Palavras-chave: cultura material; ensino de história; indígenas.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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