METODOLOGIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: PROPOSTA DO USO DE CULTURA MATERIAL PELO PIBID-HISTÓRIA UEM | |||
Autor Principal: | Murilo Moreira de Souza Co-autores: Gabrielle Legnaghi , Vinícius Tivo Soares | ||
Resumo: | O estudo da história e cultura das populações indígenas está regulamentado desde a promulgação da Lei 11.465/08, no entanto, a realidade que se encontra nas escolas de ensino básico é que depois de uma década a medida ainda não foi completamente efetiva. Pensando na construção do saber histórico dos alunos por meio de fontes históricas, o Programa Institucional de Iniciação à Docência, subprojeto História da Universidade Estadual de Maringá (PIBID/HISTÓRIA-UEM) desenvolveu estudos que reflitam sobre o aprendizado relacionado ao contato com as fontes históricas, principal objeto de trabalho do historiador. Atendendo ainda a necessidade de inserir as populações indígenas dentro do conteúdo escolar, o uso da cultura material enquanto fonte pode ser levado para a sala de aula como forma de inserir o aluno dentro das sociedades indígenas estudadas. O trabalho que apresentamos busca refletir sobre o método apresentado por Katia Abud (2010) e o uso da cultura material no estudo das populações indígenas presentes no Estado do Paraná e propor um encaminhamento de aula para os alunos do ensino fundamental nos anos finais., | ||
Palavras-chave: | cultura material; ensino de história; indígenas. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
Estatísticas: | 10 acessos |
8 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!