RESULTADO DE BUSCA
ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA-EXPERIMENTAL NO ESTUDO DE ELETRICIDADE ATRAVÉS DE VÍDEO-AULAS
Autor Principal: Danielle de Lima Miná Águila        Co-autores: Gilberto Dantas Saraiva , Alexandre Gonçalves Pinheiro
Resumo: A pesquisa relata um estudo de caso feito numa turma de ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Fortaleza, através da elaboração de vídeo-aulas experimentais que contribuem para a observação e comprovação de fenômenos físicos previamente estudados. A sequência didática utilizada é embasada em pilares teóricos que justificam a necessidade de pluralizar metodologias que estimulem o protagonismo científico em ambientes escolares, incentivando a autonomia da testagem e a busca por recursos da mais diversa sorte, visto que a física é uma ciência revolucionária, resultante de grandes saltos paradigmáticos, segundo a teoria de Kuhn descrita por Ostermann (1996). Sob a luz de Calegari (2015), o aluno que já encontra dificuldade para compreender a ciência física precisa ser reconquistado, desta forma a proposta de ensinar eletricidade num contexto ajustável aos ambientes extraescolares tornou-se potencialmente atrativa para os discentes, visto que o meio virtual também é propício ao conhecimento, além de economizar tempo e diminuir os riscos experimentais comuns em laboratórios. Através de uma análise comparativa entre os resultados cognitivos de duas turmas de nono ano, uma que teve acesso aos vídeos e a outra que não foi apresentada ao recurso, conclui-se que a ferramenta midiática em questão é um adequado instrumento pedagógico para ensinar física, visto que muitos experimentos da eletricidade exigem grandes investimentos.,
Palavras-chave: vídeo-aulas. experimentais. eletricidade.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
14
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO