RESULTADO DE BUSCA
TRABALHO COM PROJETOS E ABORDAGEM CCS: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS
Autor Principal: Carolaine de Santana Garcia        Co-autores: Klaus Schlünzen Junior, Aline Aparecida Alcântara da Silva , Ana Maria Osorio Araya
Resumo: A construção de práticas educacionais inclusivas se configura como um dos desafios inerentes ao cenário educacional brasileiro, pois, pressupõe, o desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem para todos, a partir do respeito, as especificidades e as diferenças de cada um. Dessa forma, o presente trabalho resulta da pesquisa de Iniciação Cientifica Reitoria/CNPq, com vigência 2018/2019, por meio do qual buscamos compreender como a abordagem Construcionista, Contextualiza e Significativa (CCS) e o trabalho com projetos favorecem a aprendizagem e a inclusão social de um estudante com Síndrome de Down. Para tal, este estudo foi desenvolvido com base na abordagem metodológica qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizada por meio de uma pesquisa de campo. O universo da pesquisa foi o Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES) localizado na FCT/Unesp, e as intervenções ocorreram junto a um Estudante Público Alvo da Educação Especial (EPAEE) com o diagnóstico de Síndrome de Down (SD) e Deficiência Intelectual (DI). Diante das situações de ensino e aprendizagem desenvolvidas evidenciou-se que a abordagem CCS e o trabalho com projetos possibilitaram a construção de um ambiente favorável à aprendizagem e à inclusão digital, escolar e social do estudante, uma vez que teve a oportunidade de aprender, no seu ritmo, de forma prazerosa e significativa.,
Palavras-chave: abordagem construcionista, contextualizada e significativa. trabalho com projetos. síndrome de down.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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