DISCUSSãO SOBRE O USO DE JOGOS MODERNOS PARA O ENSINO DE HISTóRIA | |||
Autor Principal: | Vinicius Tivo Soares Co-autores: Gabrielle Legnaghi de Almeida, Murilo Moreira de Souza | ||
Resumo: | O trabalho tem como proposta discutir o uso de jogos digitas em sala de aula como ferramentais didáticas para o ensino de História. Graças ao PIBID, que nos deu acesso a novas fontes históricas e formas de didática, tivemos contato com inúmeros autores que apresentavam propostas diferentes de aula e de como ensinar o aluno um crítico-histórico a partir das diversas mídias que ele já tem contato no seu dia a dia. Prensky (2001), apresentou o conceito aprendizagem tangencial, no qual tivemos a oportunidade de explorar tal teoria educacional e desenvolver uma aula com o auxílio dos jogos modernos, aplicando tal metodologia numa aula para o sétimo ano do Colégio de Aplicação Pedagógica de Maringá (CAP - UEM). Tal mídia, portanto, assumem um papel de auxiliar a construção do aprendizado histórico do aluno, a partir de uma mediação correta do professor em sala de aula. Para discutir o uso de jogos em sala usaremos autores como Abreu (2012), Arruda (2009), e Prensky (2001), já para compreender o aprendizado e a função do professor em sala Albuquerque Junior (2012) e Rüsen (2011) serão as principais referências. , | ||
Palavras-chave: | jogos. ensino. história | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
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