RESULTADO DE BUSCA
OS TESTES PADRONIZADOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS PAULISTAS E AS CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA.
Autor Principal: Luciana Vanessa de Almeida Buranello        Co-autores: Jair Lopes Júnior
Resumo: A presente pesquisa objetivou, por meio de uma abordagem fenomenológica hermenêutica, investigar quais são as concepções de uma professora de Matemática do nono ano do ensino fundamental da escola pública quanto às avaliações do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP), tendo como foco o mapeamento das habilidades cognitivas relacionadas à resolução de problemas envolvendo a álgebra. Participou uma professora de Matemática de uma escola pública do interior de São Paulo. Foi possível verificar, por meio da aplicação de dois questionários, sendo um para caracterização da amostra e outro, abordando questões sobre o SARESP, a AAP e as habilidades cognitivas envolvendo a resolução de problemas algébricos, assim como transcrições das gravações em vídeo de seis aulas da professora participante que, apesar da cultura do SARESP estar impregnada nas escolas por meio das AAPs e da professora participante demonstrar conhecimento quanto ás habilidades cognitivas correlatas à resolução de problemas envolvendo equações do 2º grau, que a mesma não utiliza tais avaliações como um dos eixos norteadores para a estruturação de sua prática pedagógica. Tais resultados evidenciam restrições das funções diagnósticas dos testes padronizados, sugerindo independência entre a consolidação da política pública de avaliações externas de desempenho e a construção de conhecimentos profissionais da docência. ,
Palavras-chave: mapeamento. habilidades cognitivas. avaliações de matemática.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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