RESULTADO DE BUSCA
IDENTIDADE DOCENTE: TEORIAS SOBRE O DESPERTAR
Autor Principal: Lucas da conceição Santos
Resumo: O ser professor é regido por uma identidade, a identidade docente. E no presente trabalho, pretendemos trazer discussões e problematizar a respeito do despertar desse ser . Primeiramente, corroboramos com as autoras Pimenta e Lima, que esta identidade necessita dos espaços formativos para se formar e se estruturar. Tomando por base esse pensamento, na referida pesquisa, investigamos as contribuições de diferentes espaços formativos no tocante a identidade docente de licenciandos de Biologia. Os espaços analisados são: o Centro acadêmico (CA), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o Estagio Supervisionado e os Grupos de Pesquisas. Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista reflexiva, realizada com 20 licenciandos de duas universidades do país; sendo essas, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB- Jequié) e a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP- Botucatu). Os resultados da pesquisa levantam teorias a respeito do despertar para à docência e mostram que os espaços aqui analisados contribuem paulatinamente no viés da formação da identidade em suas diferentes concepções: humana, social e profissional. ,
Palavras-chave: espaços formativos. formação docente. identidade docente.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
10
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO