RESULTADO DE BUSCA
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: FORMAÇÃO E ENTENDIMENTO DOCENTE
Autor Principal: Erika Aparecida Navarro Rodrigues        Co-autores: Raquel Gomes de Oliveira
Resumo: Este texto apresenta resultados de uma pesquisa sobre o entendimento do Professor de Matemática a respeito da Resolução de Problemas como metodologia de ensino. Os resultados apresentados fazem parte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi analisar a compreensão que professores de Matemática têm da Resolução de Problemas como metodologia de ensino e investigar como têm tomado conhecimento desta proposta metodológica. A fundamentação teórica baseou-se em pressupostos teóricos e curriculares sobre a Resolução de Problemas na perspectiva de uma metodologia de ensino da Matemática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória que utilizou como instrumentos de coleta de dados um questionário e análise documental de documentos oficiais que orientam o trabalho didático-pedagógico do professor de Matemática. A análise dos dados evidenciou que os professores, em sua maioria, compreendem a Resolução de Problemas como metodologia de ensino, embora desconsiderem alguns pressupostos que a caracterizam como uma proposta, por exemplo, ao introduzirem na prática o estudo de um conceito matemático iniciando por definições e não por meio de situações-problema.,
Palavras-chave: resolução de problemas. ensino e aprendizagem de matemática. prática docente.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
15
acessos
12
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO