RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: FORMAÇÃO E ENTENDIMENTO DOCENTE | |||
Autor Principal: | Erika Aparecida Navarro Rodrigues Co-autores: Raquel Gomes de Oliveira | ||
Resumo: | Este texto apresenta resultados de uma pesquisa sobre o entendimento do Professor de Matemática a respeito da Resolução de Problemas como metodologia de ensino. Os resultados apresentados fazem parte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi analisar a compreensão que professores de Matemática têm da Resolução de Problemas como metodologia de ensino e investigar como têm tomado conhecimento desta proposta metodológica. A fundamentação teórica baseou-se em pressupostos teóricos e curriculares sobre a Resolução de Problemas na perspectiva de uma metodologia de ensino da Matemática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória que utilizou como instrumentos de coleta de dados um questionário e análise documental de documentos oficiais que orientam o trabalho didático-pedagógico do professor de Matemática. A análise dos dados evidenciou que os professores, em sua maioria, compreendem a Resolução de Problemas como metodologia de ensino, embora desconsiderem alguns pressupostos que a caracterizam como uma proposta, por exemplo, ao introduzirem na prática o estudo de um conceito matemático iniciando por definições e não por meio de situações-problema., | ||
Palavras-chave: | resolução de problemas. ensino e aprendizagem de matemática. prática docente. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
Estatísticas: | 15 acessos |
12 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!