RESULTADO DE BUSCA
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DO CORPO EM MOVIMENTO
Autor Principal: Izabelle Cristina de Almeida
Resumo: O objeto desta pesquisa é a prática pedagógica na Educação Infantil na perspectiva do corpo em movimento. A pesquisa é qualitativa, descritiva e tem os seguintes objetivos: a) Analisar a prática pedagógica na Educação Infantil sobre o corpo em movimento; b) Identificar os pressupostos teóricos metodológicos dos professores da Educação Infantil; c) Verificar o espaço do corpo em movimento na Educação Infantil nas escolas municipais de Ponta Grossa/PR. A pesquisa foi realizada em três (3) Escolas Municipais da cidade de Ponta Grossa/PR. Os sujeitos da pesquisa são professores da Educação Infantil das escolas participantes da pesquisa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação, o questionário e a entrevista. Para a organização e análise dos dados da pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Como resultados da pesquisa constatamos que os professores (as) atribuem relevância ao trabalho com o corpo em movimento, estando presente na prática pedagógica dos mesmos (as) por meio do brincar, das brincadeiras, do lúdico e das aulas de Educação Física. Porém, ainda apresentam uma visão fragilizada e dicotômica em relação ao corpo infantil e a forma como as atividades são desenvolvidas. ,
Palavras-chave: educação infantil. prática pedagógica. corpo em movimento.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
10
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO