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FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ À LUZ DA TEORIA CRÍTICA
Autor Principal: José Mateus Bido        Co-autores: Maria Terezinha Bellanda Galuch , Cleonice Aparecida Raphael da Silva , Bruna Moraes Oliveira de Vicente , Diego Silva Rodrigues da Costa
Resumo: A pesquisa, à luz da Teoria Crítica, analisa a concepção formativa nos cursos de licenciatura do Instituto Federal do Paraná (IFPR), cotejando-a com o seu princípio formativo, revelando a ambiguidade do seu fundamento formativo diante da educação funcional e adaptativa. O IFPR responde pela formação básica e superior, bem como pela educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino. Metodologicamente, adotam-se como fontes: documentos internacionais norteadores do projeto educacional global; documentos dos Institutos Federais que orientam a implantação das suas licenciaturas. Tomam-se seis Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) do IFPR, sendo dois de Licenciatura em Química e os quatro de Licenciatura em Física. Busca-se compreender neles o fundamento e a finalidade da educação no sistema produtivo contemporâneo. A pesquisa, partindo dos conceitos de racionalidade crítica, autonomia e emancipação, assumidos a partir da Teoria Crítica da Sociedade, relaciona a formação racional, produção técnica e formação cultural. Para verificar a proposta formativa dos PPCs, elege-se a formação docente como unidade de análise, pelas subunidades: formação didático-pedagógica; relação entre conteúdo e forma; ruptura e permanência na concepção de formação. Os dados analisados nos PPCs revelam objetivamente uma tendência de formação unidimensional, prevalecendo a forma sobre o conteúdo e a permanência estrutural. Os PPCs se aproximam das orientações legais e apontam para a formação que corresponde à requerida pela atual sociedade industrial. Revelam também que no próprio limite da formação científica, didático-pedagógica e cultural está a potencialidade para resistir à reificação humana pela formação. ,
Palavras-chave: ifpr. formação de professores. licenciatura.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico

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