RESULTADO DE BUSCA
ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO NA CLASSE COMUM: PRÁTICAS DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
Autor Principal: Kevin Elias        Co-autores: Aletéia Cristina Bergamin , Eliana Marques Zanata
Resumo: A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo desenvolver e avaliar atividades de enriquecimento curricular na área de ciências com uma turma do 5º Ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Bauru-SP. Tais atividades focaram no desenvolvimento de práticas capazes de envolver alunos com altas habilidades/ superdotação bem como os demais alunos de uma classe comum. A proposta metodológica centrou-se em uma intervenção e foi desenvolvida em três etapas. A primeira etapa caracterizada pelo processo de compreensão e contato com os alunos com altas habilidades/superdotação, previamente identificados e indicados pela coordenação da escola. A segunda etapa caracterizou-se pela elaboração de atividades pedagógicas, vinculadas ao currículo em curso e aplicação de uma proposta de enriquecimento curricular. A terceira etapa constituiu na análise e síntese dos resultados obtidos descrevendo as atividades e orientações para propostas enriquecimento voltadas para alunos com altas habilidades/superdotação em classe comum. A pesquisa buscou luz na literatura pertinente, utilizou como fonte de registro um diário de bordo registrando ainda constante diálogo com a equipe docente e gestora da escola. Os resultados corroboraram com os achados na literatura enfatizando que as atividades de enriquecimento atendem as necessidades do aluno com altas habilidades/superdotação e, tem ainda o potencial de elevar as condições de desenvolvimento dos demais alunos envolvidos. ,
Palavras-chave: enriquecimento curricular. educação inclusiva. altas habilidades/ superdotação.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
21
acessos
12
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO