RESULTADO DE BUSCA
POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL MENINA : UM DIÁLOGO A PARTIR DE PAULO FREIRE
Autor Principal: Marta Regina Paulo da Silva        Co-autores: Paula Andreatti Margues
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza teórica que teve como objetivo identificar e analisar na obra de Paulo Freire os momentos em que este educador explicitou sua compreensão acerca das crianças e da infância. Para tanto, foi realizado o rastreamento de sua obra, tendo como recorte os livros publicados em português e em que Freire configura-se como único autor, buscando todas as vezes em que aparece a palavra criança, infância ou expressões que remetem a estes universos. A análise dos dados revela a denúncia às formas de opressão a que estão submetidas as crianças; à invasão cultural da infância expressa pelo silenciamento de seus corpos através da imposição da leitura de mundo adulta e negação das vozes infantis; à escola, cujo processo educativo revela-se autoritário e antidialógico. Observa-se ainda, a defesa da criança como sujeito de direitos, dentre eles o direito à palavra, à participação, e a proposição de que as instituições de educação infantil transformem-se em centros de criatividade, que eduquem para a solidariedade e participação. Conclui-se que a obra de Freire constitui-se como um referencial importante na constituição de uma pedagogia comprometida com as infâncias; uma pedagogia forjada com as crianças.,
Palavras-chave: crianças. infâncias. paulo freire.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

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