RESULTADO DE BUSCA
UMA AULA DE BIOLOGIA COM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR, PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Autor Principal: Jacy Carvalho do Nascimento        Co-autores: Janet Carvalho do Nascimento Chaves Neiva, Josiane do Nascimento
Resumo: RESUMO Segundo Freire (2006), aluno não é um mero recipiente a ser simplesmente preenchido. Nesse contexto, um professor de biologia sugeriu aos alunos de duas turmas de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública, que realizassem uma atividade com enfoque interdisciplinar (FAZENDA, 1994). Os estudantes deveriam se reunir em grupos (Charlote 2001), imaginarem que seriam sócios, que comprariam uma fazenda e que se tornariam produtores rurais. Os alunos deveriam definir o que produziriam, se lavoura perene, se hortaliças, se criariam gado de corte ou de leite, se galinhas e ovos ou frango de corte, dentre outras opções. Depois de definirem o que produziriam, no contexto geral da atividade, deveriam também identificar conteúdos das várias disciplinas que estudavam no Ensino Médio. O trabalho aconteceu e o resultado foi muito interessante, os estudantes abordaram conteúdos de biologia, matemática, química, física, dentre outras disciplinas. Os alunos trabalharam em grupo e consolidaram o aprendizado com enfoque interdisciplinar, indicando que a atividade didático - pedagógica gerou conhecimentos e foi muito interessante. ,
Palavras-chave: ensino, aprendizagem, interdisciplinaridade.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
4
acessos
2
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO