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ESTÉTICA INCLUSIVA NA EJA: O ENSINO DE ARTE SOBRE O VIÉS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Autor Principal: Andreza Patricia Balbino Cezário        Co-autores: Eliana Marques Zanata
Resumo: A EJA requer formação escolar para efetivar a participação para a prática da vida social e o ensino de Arte possibilita a aproximação com a cultura, com os saberes e manifestações artísticas. Os estudos sobre as diferentes áreas de conhecimento que compõem o currículo da EJA e as práticas pedagógicas trata-se de questionamentos recentes, assim esta pesquisa teve como objetivo de investigação o ensino de Arte para os alunos com deficiência na EJA considerando o Atendimento Educacional Especializado. Como referencial, os estudos de Paulo Freire e os fundamentos da educação emancipatória. E sobre o ensino de Arte as propostas de Territórios da Arte e Cultura. A abordagem qualitativa, pesquisa intervenção, foi realizada em um município do interior do estado de São Paulo, em uma escola de EJA. Participaram quinze alunos com deficiência e uma professora da educação especial. Foram realizadas quatro oficinas de Arte, com adaptações curriculares, na sala de Recursos Multifuncionais, no período de quatro meses. Os dados foram coletados e organizados nas seguintes categorias: observações das vivências do AEE, questionários para a professora especialista, registros descritivos e fotográficos. Os resultados da pesquisa apontaram para lacunas no ensino de Arte, observou a predominância da confecção artística e a necessidade de ampliar as discussões sobre as particularidades do AEE na EJA. É necessário ressignificar às práticas sobre a Arte e as reflexões sobre a efetivação dos direitos educacionais dos alunos da EJA com deficiência.,
Palavras-chave: educação de jovens e adultos. arte. educação especial.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 4 - Políticas e Práticas na Educação de Jovens e Adultos

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