RESULTADO DE BUSCA
ELEMENTOS DE UMA HERMENêUTICA DE LIVROS DIDáTICOS DE MATEMáTICA PARA JOVENS E ADULTOS.
Autor Principal: Danilo Pires de Azevedo        Co-autores: Maria Ednéia Martins Salandim
Resumo: O propósito desse artigo é apresentar resultados da dissertação de mestrado desenvolvida por Azevedo (2017), cujo objetivo foi analisar como a Matemática é mobilizada em quatro livros de Matemática da coleção EJA-Mundo do Trabalho e como aparece a relação com a concepção de trabalho. Tomando como base o referencial teórico metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP) e o conceito de Paratextos Editoriais, apresentamos, nesse artigo, elementos de uma das análises indicadas no referencial da HP, a formal-discursiva. Foram caracterizados os 12 volumes da coleção para percebermos as relações entre as disciplinas e focamos os quatro volumes de Matemática para percebermos a relação da Matemática com o trabalho. As análises evidenciam que os livros foram baseados em um currículo mínimo de Matemática, com conteúdos que dialogam mais com situações do cotidiano do que com o mundo do trabalho.,
Palavras-chave: eja mundo do trabalho . educação matemática. hermenêutica de profundidade.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 4 - Políticas e Práticas na Educação de Jovens e Adultos

Estatísticas:
8
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO