RESULTADO DE BUSCA
YOGA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL NA INFÂNCIA
Autor Principal: Franciane Souza Zarantonelo        Co-autores: Fernanda Rossi
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar os sentimentos, percepções e emoções das crianças em relação à prática de yoga na escola. A pesquisa foi realizada no âmbito de um processo de ensino e aprendizagem de yoga para uma turma de 4º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do interior paulista. A coleta de dados envolveu observações de campo, entrevistas e grupo focal com 26 crianças, orientada pela abordagem qualitativa e a pesquisa-ação. Os resultados permitem constatar que na visão das crianças o yoga possibilitou o desenvolvimento de sentimentos e emoções, tais como sensação de calma, paz, relaxamento, segurança, felicidade, alegria, leveza, bem-estar, autocontrole etc. O yoga, quando inserido cotidianamente na escola, promove uma série de benefícios, incluindo o autoconhecimento e a sensibilização corporal, permeando os aspectos emocionais, sociais e físicos das crianças, promovendo o desenvolvimento pessoal e social no contexto escolar de forma integral e harmoniosa.,
Palavras-chave: yoga. ensino fundamental. educação integral.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
8
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO