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FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DO MANUAL DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor Principal: José Mateus Bido        Co-autores: Maria Terezinha Bellanda Galuch , Cleonice Aparecida Raphael da Silva , Bruna Moraes Oliveira de Vicente , Diego Silva Rodrigues da Costa
Resumo: No Brasil, a partir da última década do século XX, políticas educacionais foram implementadas, alterando a organização e os objetivos da formação docente. Elas mantêm laços estreitos com a organização produtiva após os anos de 1970, movida pela flexibilização da produção e a intensificação da divisão entre o planejamento e a execução do trabalho. Essa dinâmica pressiona a formação de professores a adotar o conceito formativo das habilidades e competências, com destaque para a aprendizagem ao longo da vida. Nas escolas, a condução dessa proposta formativa conta com o auxílio do livro didático. O manual do professor, que acompanha o livro didático, ao apresentar conteúdos e orientações ao docente, revela um perfil de professor adequado aos objetivos da educação em sintonia com o mercado. A pesquisa procura desvelar o que o Manual do professor do livro didático revela sobre a formação que se espera do professor para os anos iniciais do ensino fundamental. Metodologicamente, analisam-se os dados nos manuais do professor de livros didáticos para o quinto ano do ensino fundamental, sendo um de Matemática, um de Português, um de Ciências, um de Geografia e um de História, avaliados e aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o triênio 2016-2018 e adotados no Município de Cianorte, PR. A análise, fundamentada na Teoria Crítica, aproxima-se dos conceitos: pseudoformação, autonomia, emancipação, experiência formativa e Indústria Cultural. Evidencia-se pela pesquia uma formação docente que esvazia o conhecimento, a teoria e a experiência formativa em favor do trabalho funcional. Na prática docente o professor e o aluno são privados da autonomia formativa pelo manual do professor do livro didático, assumindo a semiformação.,
Palavras-chave: formação docente. manual do professor. livro didático.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico

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