CONTEúDOS ESPORTIVOS DO CURRíCULO DO ESTADO DE SãO PAULO: O QUE E POR QUE OS PROFESSORES ENSINAM? | |||
Autor Principal: | Pedro Henrique Barbosa Nadim | ||
Resumo: | O presente estudo buscou identificar e analisar os esportes presentes no Currículo do estado de São Paulo que os professores selecionavam e as justificativas que utilizavam para ensiná-los. Para tanto, foram entrevistados 30 docentes de Educação Física que atuavam na rede pública estadual nos anos finais do Ensino Fundamental. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados mostraram que 19 docentes ainda se valem do ensino dos esportes tradicionais (futebol, voleibol, basquetebol e handebol). A falta de material e a infraestrutura inadequadas das escolas foram sinalizadas como os elementos limitadores. Apesar destes resultados, destacamos os esforços/adaptações que 11 professores vêm empreendendo para o desenvolvimento da variedade de conteúdo esportivo apresentado no Currículo., | ||
Palavras-chave: | esporte; currículo; educação física escolar. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
Estatísticas: | 8 acessos |
8 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!