RESULTADO DE BUSCA
O ALUNO-PERITO: O PAPEL DA FÍSICA FORENSE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Autor Principal: Eder Junior de Souza        Co-autores: Leonardo André Testoni, Marcio Tomotoshi Sayama Yoshimura
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar o potencial da física forense enquanto ferramenta didática para promover discussões sobre ciências na escola básica. Na proposta em tela, a física forense foi utilizada para promover discussões sobre conceitos de mecânica newtoniana. Para tanto, em uma vertente lúdica, propomos que os alunos sejam os peritos responsáveis pela solução de um acidente de trânsito, solucionando questões apresentadas pelo professor, em conjunto com seus colegas. A pesquisa foi realizada com alunos do último ano do ensino fundamental de uma instituição privada da cidade de São Paulo; as aulas ministradas foram gravadas, transcritas e interpretadas à luz da Teoria de Análise de Conteúdo. Na análise, identificamos elementos de evolução na argumentação dos alunos, além de indícios do desenvolvimento de habilidades necessárias ao processo de alfabetização científica, de acordo com os indicadores já estabelecidos pela literatura da área.,
Palavras-chave: ensino de física, argumentação, alfabetização científica
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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