RESULTADO DE BUSCA
COMPETÊNCIA LEITORA AVALIADA PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
Autor Principal: Maria Terezinha Bellanda Galuch (UEM)        Co-autores: Analice Czyzewski (UEM), Cleonice Aparecida Raphael da Silva (UEM), José Mateus Bido (IFPR), Rubiana Brasilio Santa Bárbara (UEM)
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apresenta-se como expressão da política educacional brasileira. O objetivo é analisar a competência leitora avaliada pelo Enem, tendo como categoria de análise a experiência na perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade. A análise recai sobre as condições objetivas no processo de formação da consciência humana. Busca-se em discursos internacionais e em documentos do Ministério da Educação (MEC) sobre o Exame elementos que permitem traçar o perfil da formação avaliado por ele. Foi analisada a prova de 1998, e as provas da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, dos anos de 2009 e 2011, mediante seis unidades de análise: Linguística: formalização do pensamento; Gêneros textuais: padronização da linguagem; Arte, cultura e diversidade: negação da experiência; Tecnologia: o instrumento sem razão; Conteúdos específicos: especificidade da alienação; Educação física/saúde: mal-estar na civilização. Em cada unidade, foram evidenciados três aspectos: texto; enunciados e alternativas. Conclui-se que a formação por competências atende a escolarização que responde às necessidades impostas pelas condições objetivas da sociedade industrial. Isso leva as avaliações de larga escala, como o Enem, a aderirem a formação pelas competências entendida como a condição de o indivíduo estar apto a atender aos desafios impostos pelas rápidas transformações oriundas do desenvolvimento tecnológico, desviando da possibilidade de uma compreensão crítica.,
Palavras-chave: experiência. competência leitora. enem.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
17
acessos
11
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO