RESULTADO DE BUSCA
RESGATE DE CONHECIMENTOS: ELABORAçãO E VIVêNCIA DE JARDIM DIDáTICO DE PANC (PLANTAS ALIMENTíCIAS NãO CONVENCIONAIS)
Autor Principal: Bianca Julioli Carvalho        Co-autores: Terezinha de Fátima Fumis, Cinthia Fernandes da Silva, Bianca Diniz Marcotti, Flávia Toqueti
Resumo: Atualmente, a conduta humana mostra-se cada vez mais descompassada do contexto ambiental, social e ecológico, sendo desconexa, desarmônica, desequilibrada e acelerada, culminando em ações destrutivas, ao homem e ao ambiente. Neste cenário, almejando uma cultura humana permanente e sustentável, a permacultura mostra-se como ferramenta de reintegração com o ambiente natural e rede de interações da vida. Neste processo, a utilização de práticas educativas em espaços não formais de ensino pode auxiliar no processo de formação de uma nova sociedade sustentável, sendo um recurso pedagógico complementar as ações escolares. Logo, objetivou-se, estimular o resgate, o contato e conexão com a natureza, buscando autonomia, e, elaborar e desenvolver um espaço educativo de vivência e experiência com as PANC (plantas alimentícias não convencionais). O espaço desenvolvido na Sala Verde do Instituto Noosfera Arealva/SP, a partir nas técnicas da permacultura e design sustentável foi, durante as atividades, um ótimo recurso de sensibilização, reflexão e integração dos participantes com a natureza, promovendo um olhar mais holístico e sistêmico, partindo de observações guiadas. Através das falas dos participantes, pode-se notar que estes passaram pelo processo sendo transformados através das vivências no jardim didático. Estas ações mostraram-se promissoras no processo de transformação pessoal, na percepção e construção da realidade e sociedades mais harmônicas, sustentáveis e conscientes.,
Palavras-chave: espaço não formal, integração, sensibilização
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
9
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO