RESULTADO DE BUSCA
GRÊMIOS ESTUDANTIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM PARTICIPAÇÃO DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA
Autor Principal: Cássia Aparecida Magna Oliveira        Co-autores: Vera Lucia Messias Fialho Capellini , Flávia da Silva Ferreira Asbahr
Resumo: O presente estudo é fruto de uma pesquisa de mestrado e trata da formação do aluno com deficiência visando à sua participação no grêmio estudantil, o que representa um desafio à escola, quando se pensa uma educação na perspectiva Inclusiva e de Gestão Democrática. Nesse sentido três grandes objetivos deste estudo foram mapear a participação de alunos com deficiência nos grêmios estudantis das escolas de uma Secretaria Municipal de Educação (SME), em uma cidade do interior de São Paulo; analisar a participação deles nas atividades didático-pedagógicas sobre grêmios; descrever sua participação no grêmio estudantil, e elaborar uma cartilha digital com atividades didático-pedagógicas para estimular a participação desses alunos no grêmio estudantil. O delineamento da pesquisa foi a partir da pesquisa-intervenção e caracterizou-se pelo mapeamento nas escolas, por meio de análise de materiais e com questionários sobre a existência de alunos (PAEE), a aplicação do programa de formação de alunos do 4º ano. E por fim, foi elaborada uma cartilha com atividades didático-pedagógicas para a sala de aula e nos grêmios. Os referenciais teóricos âncoras da pesquisa foram LDBEN (1996), BNCC (2016); Capellini, (2016) Prieto, 2006, Pistrak (2011) Dal Ri (2007) e Asbahr (2016). Os principais resultados demonstraram que, o programa de formação com atividades didático-pedagógicas contribui para a participação dos alunos e possibilita a eles maior autonomia. ,
Palavras-chave: deficiência. tea. grêmio estudantil.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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