RESULTADO DE BUSCA
PROFESSORAS INICIANTES EM UM PROGRAMA HÍBRIDO DE MENTORIA: EXPECTATIVAS E REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DOCENTE
Autor Principal: Bruna Cury de Barros        Co-autores: Mariângela Machado de Castro, Gabriela Celestine, Aline Reali, Carolina Marini
Resumo: Neste estudo identificam-se e analisam-se as motivações, expectativas e repercussões nas práticas em sala de aula de 13 professoras iniciantes que participam do Programa Híbrido de Mentoria (PHM), coordenado por pesquisadoras de uma universidade pública. As análises apresentadas referem-se às informações contidas em um questionário online disponibilizado no período de ingresso no PHM. Além disso, as análises também abrangem as respostas contidas em uma questão elaborada pelas pesquisadoras após seis meses de participação das PIs no Programa. Advoga-se que, por meio de processos de mentoria, é possível auxiliar o professor em face às dificuldades e desafios no início da carreira. Logo, um dos objetivos do PHM é auxiliar o PI na análise de seu conhecimento profissional para que, assim, ele possa buscar meios apropriados para desenvolvê-lo; visando a aprendizagem de seus alunos. Os resultados evidenciados apontam que a principal motivação das PIs a ingressarem no PHM foi a possibilidade de troca de experiências com profissionais mais experientes. Em relação às expectativas, as participantes ressaltam a oportunidade de receberem auxílio frente às dificuldades e desafios que enfrentam no início da profissão. Diante disso, as PIs relatam a melhoria de suas práticas pedagógicas como decorrência das interações mantidas no PHM. Esses resultados apontam que iniciativas de indução à docência torna possível a interação entre profissionais em fases distintas da carreira docente.,
Palavras-chave: professor iniciante. programa híbrido de mentoria. aprendizagem e desenvolvimento profissional.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

Estatísticas:
20
acessos
12
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO