RESULTADO DE BUSCA
PRÁTICAS, FATORES E CONDIÇÕES ADMINISTRATIVAS E PEDAGÓGICAS QUE INFLUEM NO DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE ESCOLAS MUNICIPAIS: ANÁLISE DE DADOS DO IDEB EM MUNICÍPIOS DE NÍVEL SOCIOECONÔMICO ELEVADO
Autor Principal: Maurílio Benite        Co-autores: Alexandre Pereira Salgado Junior, Yago Silveira Marinzeck Santos, Perla Calil Pongeluppe Wadhy Rebehy, Amaury Patrick Gremaud
Resumo: Existem atualmente, na literatura científica nacional e internacional, evidências de que a escolaridade é uma variável-chave na determinação do progresso econômico de indivíduos e nações, bem como influencia uma variedade de benefícios não-econômicos. Este artigo busca, a partir da análise de dados públicos oriundos de avaliações centralizadas aplicadas pelo MEC nos anos de 2011 e 2015, identificar práticas, fatores e condições de cunho administrativo-pedagógico que possam influenciar o desempenho dos alunos em Matemática. Para tanto, utiliza-se um modelo DEA BCC Bootstrapping com vistas a identificar escolas públicas municipais do Ensino Fundamental II localizadas em municípios de nível socioeconômico elevado que apresentem melhor e pior desempenhos na referida disciplina, ponderado pelas notas do IDEB em 2011 e 2015 e pelo Indicador de Rendimento do IDEB 2015. A partir da identificação destas escolas, obtém-se, por meio de análise de tendência linear e teste de normalidade estatísticos, quais variáveis descritas pelo Censo Escolar e Prova Brasil em 2015 predominam, respectivamente, nas escolas de melhor e pior desempenho ponderado. Tais variáveis permitem a identificação de práticas, fatores e condições administrativas e pedagógicas presentes nestas escolas, consolidadas em dois grandes grupos: Praticas e Condições Social-Pedagógicas e Práticas de Gestão Escolar.,
Palavras-chave: práticas, fatores e condições administrativas e pedagógicas. ensino de matemática. análise de dados públicos de avaliações centralizadas.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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