RESULTADO DE BUSCA
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: EVOLUÇÃO DE MATRÍCULAS E INVISIBILIDADE EM ÂMBITO EDUCACIONAL PAULISTA E NACIONAL
Autor Principal: Eliane Morais de Jesus Mani        Co-autores: Rosemeire de Araújo Rangni
Resumo: As políticas públicas no campo educacional no cenário brasileiro têm como premissa uma perspectiva inclusiva, com garantia de qualidade de ensino para todos os alunos, incluindo aqueles que apresentam altas habilidades/superdotação. Contudo, há uma lacuna quanto a identificação desses educandos nas escolas. Assim, este estudo teve como objetivo principal apresentar a evolução de matrículas de alunos com altas habilidades/superdotação na Diretoria de Ensino da Região de Bauru, no período entre 2014 e 2018. Já, os objetivos específicos buscaram evidenciar os dados referentes à matrícula de estudantes com altas habilidades/superdotação no Brasil, na região sudeste e no Estado de São Paulo, no período entre 2014 e 2018, além de identificar os municípios cujos dados relativos à matrícula dessa parcela de educandos se destacam no Estado de São Paulo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo documental, com abordagem qualitativa dos dados. Em contexto geral a pesquisa revelou que houve avanços na identificação desses estudantes, mostrada pelos resultados revelados a partir dos dados de matrículas no período investigado, porém este aumento não referenda uma ampliação significativa para transformação da realidade de invisibilidade dos educandos com altas habilidades/superdotação nas escolas paulistas e brasileiras.,
Palavras-chave: educação especial. altas habilidades. superdotação.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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