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DIFICULDADE OU TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM: DIFERENCIANDO E COMPREENDENDO
Autor Principal: Miryan Buzetti        Co-autores: Regiane da Silva Barbosa
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a compreensão de profissionais da área da saúde e educação sobre a definição dos termos dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem. Aprender é um processo de envolvimento dinâmico entre o aluno e o conhecimento mediado pelo professor; é um processo físico que ocorre em um sistema biológico, sendo assim, o educador modifica conexões, sinapse e estruturas cerebrais. Para a coleta de dados 19 profissionais responderam a um questionário sobre a temática antes de participar de um curso de capacitação. As respostas foram analisadas e categorizadas. Com a análise pode-se perceber que os profissionais apresentam uma boa compreensão sobre dificuldade de aprendizagem, atribuindo a fatores externos, metodologia, dificuldade específica, mas, apresentam aspectos superficiais ou confusos em relação a definição de transtorno de aprendizagem, de maneira a não conseguir definir, ou confundir com comprometimento cognitivo, TDAH, ou necessidade de intervenção com medicamento. O trabalho demonstrou a necessidade de aprofundar a temática com os profissionais para que esses possam oferecer aos estudantes uma intervenção mais adequada as suas necessidades.,
Palavras-chave: dificuldade de aprendizagem. transtorno de aprendizagem. compreensão do professor.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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