RESULTADO DE BUSCA
TELEVISãO, EDUCAçãO INFORMAL E DIREITOS HUMANOS
Autor Principal: Flaviana de Freitas Oliveira        Co-autores: Ana Maria Klein
Resumo: A mídia é apontada pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) como um dos eixos educadores no Brasil. A relação entre Direitos Humanos e educação não é casual, o conhecimento acerca destes direitos demanda processos educativos de diferentes naturezas, sejam eles formais e veiculados pelas instituições de educação (escolas e universidades), sejam eles informais como os veiculados pela mídia. O projeto toma como objeto de reflexão e análise a educação informal para os Direitos Humanos veiculada pela televisão, um dos meios de comunicação mais populares e presentes no cotidiano de brasileiros de todos os níveis socioeconômicos. Conforme a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, 63% dos entrevistados usa a televisão como principal meio de comunicação para se obter informado. Embora esta importância dada à mídia televisiva, vale ressaltar que os telejornais nem sempre veiculam os Direitos Humanos de forma educativa, visto que muitas vezes se utilizam de discurso de intolerância e ódio. Este trabalho visa contribuir com a reflexão acerca do papel da televisão no que tange à educação informal em Direitos Humanos.,
Palavras-chave: direitos humanos. televisão. educação informal.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais

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