AVALIAçãO FORMATIVA EM PERIóDICOS DA áREA DE EDUCAçãO MATEMáTICA NA EDUCAçãO BáSICA: UM RECORTE DE 2014 A 2018 | |||
Autor Principal: | Juliana Silva de Andrade Co-autores: Giovana Pereira Sander | ||
Resumo: | No presente trabalho apresentamos uma caracterização da produção científica relacionada à avaliação formativa na área de Educação Matemática, em termos de focos e intenções de pesquisa realizadas na Educação Básica, bem como de resultados divulgados de tais investigações. Para isso utilizamos como fontes de análise três periódicos de circulação nacional e internacional de acesso livre via internet, realizamos um recorte dos últimos cinco anos de publicações. Identificamos mediante consulta nesses periódicos 19 trabalhos publicados no período de 2014 a 2018, que apresentavam como foco principal a avaliação formativa em Matemática e desses trabalhos, apenas 4 que focavam a Educação Básica. Os dados mostraram que as investigações, em geral, trouxeram metodologias e relatos diferenciados que buscavam fomentar e defender o potencial formativo da avaliação. Assim, concluímos que houve o pequeno número de artigos encontrados deve-se pela ausência de pesquisas acadêmicas que busquem analisar empiricamente sua aplicabilidade., | ||
Palavras-chave: | avaliação formativa na educação básica. ensino de matemática. revisão de literatura. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem | |
Estatísticas: | 17 acessos |
10 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!