RESULTADO DE BUSCA
APRENDENDO INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA: A PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS
Autor Principal: Taís Pelição        Co-autores: Suzi Dornelas da Silva Rocha, Denise Aparecida Corrêa
Resumo: Na escola aprendemos sobre a colonização enfatizando a visão preconceituosa sobre povos indígenas, que foram desaparecendo conforme a história. O projeto de extensão Brincando e Dialogando prima pela valorização e reconhecimento das culturas africanas e indígenas por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras. Para o fechamento dos trabalhos no final do ano letivo de 2018, as crianças do 5º ano participantes do projeto, organizaram o Festival Cultural Brincando e Dialogando com os Terenas . O objetivo desse trabalho foi identificar a percepção das crianças sobre os conhecimentos da cultura indígena e o que apreenderam ao organizarem o Festival. Para tanto, foram analisados registros escritos de 65 crianças, que responderam questões sobre o que aprenderam ao longo do semestre e, também, com a organização do referido Festival. Os dados indicaram que as crianças demonstraram interesse e gosto em conhecer a cultura indígena, especialmente ao visitar uma aldeia Terena. Para além de aprenderem jogos e brincadeiras novas, os valores e particularidades culturais de cada povo foram destacados, contribuindo para colocar em questão o conceito generalista e homogêneo que descaracteriza os povos indígenas e só reproduz estereótipos, preconceitos e discriminação. Consideramos primordial que a Escola assuma a interculturalidade como pilar para repensar currículos e conteúdos dominantes, de modo a valorizar e fortalecer a diversidade na perspectiva da Educação para a Paz.,
Palavras-chave: interculturalidade. cultura indígena. escola.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais

Estatísticas:
10
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO