RESULTADO DE BUSCA
O PROCESSO DE AVALIAÇÂO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor Principal: Viridiana Alves de Lara Silva
Resumo: Esta comunicação apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as concepções dos professores dos anos iniciais sobre avaliação da aprendizagem. O aporte teórico está apoiado nos estudos de Fernandes (2005), Luckesi (2011), Hadji (2001), Esteban (2003), entre outros. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, a entrevista foi utilizada para coleta de dados com professores dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas públicas municipais. Os dados foram organizados e analisados com a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC, desenvolvido por Lefèvre e Lefèvre (2005). Nos discursos analisados ficou evidente que os professores utilizam de uma concepção formativa de avaliação, ao utilizá-la como suporte para a aprendizagem dos alunos, além de estar integrada ao processo de ensino e aprendizagem, considerando-a como componente essencial do ato pedagógico.,
Palavras-chave: avaliação da aprendizagem. função formativa. professor mediador.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
4
acessos
2
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO