RESULTADO DE BUSCA
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DIMENSÕES METODOLÓGICAS E FORMATIVAS NA ATUAÇÃO DOCENTE
Autor Principal: Elaine Garcia de Almeida        Co-autores: Jair Lopes Júnior
Resumo: O Código de Trânsito Brasileiro e o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) estabelecem a educação no trânsito em todos os níveis de Ensino. Dados apontam a falta de planejamento que contemple esse tema transversal. A pesquisa investigou metodologias que pudessem desenvolver repertórios profissionais da docência vinculados com o tratamento do tema trânsito. Participou uma professora (P4) lotada em escola pública do interior do Estado de São Paulo. Foram realizadas cinco etapas: 1ª) entrega de versão das Diretrizes para P4; 2ª) P4 relacionou componentes curriculares com temas das Diretrizes; 3ª) P4 elaborou os planejamentos de ensino com conteúdos e temas selecionados; 4ª) execução das atividades com observação e registro da pesquisadora; 5ª) reunião de discussão dos resultados. A P4 vinculou temas de Língua Portuguesa e de Matemática com habilidades preconizadas nos PCNs e nas diretrizes (DENATRAN). Diante da condição metodológica de identificar as medidas comportamentais das aprendizagens previstas foram registradas inconsistências entre as práticas de ensino executadas e as habilidades. A consecução das Diretrizes do DENATRAN para Educação no trânsito mostra-se dependente de programas formativos que priorizem a especificação dos repertórios comportamentais dos alunos correspondentes com tais habilidades, bem como do desenvolvimento de repertórios docentes de decomposição e de planejamento de condições graduais de produção de evidências da aprendizagem das mesmas. ,
Palavras-chave: educação para o trânsito; psicologia do trânsito; formação de professores.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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