RESULTADO DE BUSCA
ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO EXTRACURRICULAR VIVENCIADAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Autor Principal: Lurian Dionizio Mendonça        Co-autores: Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Resumo: Os estudantes com altas habilidades/superdotação fazem parte do público-alvo da Educação Especial e, por isso, têm necessidades educacionais específicas que precisam ser atendidas. O presente estudo teve como objetivo identificar os tipos de atividades de enriquecimento extraescolar vivenciadas por crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação, a partir do relato dos mesmos. Participaram 12 estudantes com altas habilidades/superdotação que preencheram um protocolo descrevendo as atividades desenvolvidas por eles, após a identificação das altas habilidades. Foi possível observar que as atividades vivenciadas tinham um caráter exploratório e eram oferecidas conforme a demanda dos proponentes das atividades e não do interesse dos estudantes, por isso, não foram capazes de desafiar os estudantes de acordo com suas capacidades. Porém, devemos considerar que essas atividades são essenciais para que os estudantes conheçam diferentes áreas de conhecimento e tenham contato com as pesquisas realizadas em nossas universidades, além de ser o passo inicial para o desenvolvimento de novas propostas.,
Palavras-chave: educação especial. altas habilidades/superdotação. enriquecimento.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
14
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO