RESULTADO DE BUSCA
A INTERAÇÃO E A BRINCADEIRA NO BERÇÁRIO: QUANDO O CUIDAR E O EDUCAR ESTãO PRESENTES
Autor Principal: Izabel Carvalho da Silva Vieira
Resumo: Essa investigação vinculou-se à linha de pesquisa Processos Formativos, Infância e Juventude e ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, da Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP e foi realizada durante os anos de 2014-2016. O objetivo foi verificar se as práticas de professoras do Berçário condiziam com a Proposta Pedagógica da creche e se estas cumpriram as determinações das DCNEI (2009). Os instrumentos metodológicos foram análise documental, entrevista semiestruturada e observação. Os resultados revelaram que as práticas planejadas intencionalmente para a ocorrência de interação e brincadeira respondem mais às experiências vistas nas DCNEI (2009) do que àquelas especificadas no Projeto Pedagógico da instituição. A instituição investigada apresenta uma estrutura diferenciada e a formação das professoras, bem como, o modo como se consideram professoras-pesquisadoras. Em razão disso, se notabilizam num contexto quase sempre tão necessitado de práticas que integrem o cuidar e o educar, por meio de interações e brincadeiras.,
Palavras-chave: creche. prática pedagógica. interação e brincadeira.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
6
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO