MOVIMENTO EM UMA SALA DE REFERÊNCIA DA PRÉ-ESCOLA | |||
Autor Principal: | Leonardo Ricieri Mantoani Co-autores: Ana Paula Soares da Silva | ||
Resumo: | Segundo Wallon, o movimento é fundamental para a aprendizagem e para o desenvolvimento integral das crianças, pois permite a construção de conhecimentos a partir da interação do sujeito com o seu meio. Este processo pode ser facilitado ou dificultado pelo espaço da sala de referência, entendido como um sistema indissociável de objetos e ações. Porém, observa-se que o disciplinamento corporal está presente no cotidiano da Educação Infantil. O objetivo desta pesquisa é analisar a construção dos limites e das possibilidades corporais das crianças do último ano da Educação Infantil na sala de referência. A construção do material empírico ocorreu por vídeo-gravação de uma sala da Etapa II (5 anos de idade), composta por 25 crianças e pela professora, em uma pré-escola localizada no interior de São Paulo. As filmagens foram realizadas durante todos os dias de uma semana letiva. O estudo tem enfoque qualitativo e analisou os elementos sincrônicos e diacrônicos desse espaço. A organização espacial da sala, as práticas disciplinares da professora e a rotina de atividades padronizadas reduzem as possibilidades de movimentação das crianças e promovem o controle corporal. As crianças resistem a esse controle, assumindo novas expressões corporais como forma de adaptação à atividade proposta e aos materiais, alívio corporal e criação de momentos lúdicos. , | ||
Palavras-chave: | pré-escola. movimento corporal. controle corporal. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem | |
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