RESULTADO DE BUSCA
PERSPECTIVAS DE GRADUANDOS/AS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATUAÇÃO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Autor Principal: Taís Pelição        Co-autores: Débora Gambary Freire Batagini, Letícia do Carmo Casagrande Morandim, Rodolfo Lemes de Moraes, Rubens Venditti Júnior
Resumo: Esta pesquisa tem como enfoque a análise da perspectiva de estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) e da influência da graduação no preparo das competências docentes para atuação com Pessoas com Deficiência (PCD). A EF garante que alunos, com ou sem deficiência, assimilem o sentir e o relacionar na esfera da Cultura Corporal de Movimento, subsidiando a prática corporal, por meio de vivências e desenvolvimento físico e sociocultural dos alunos. Para tal garantia, destaca-se o professor como principal agente mediador. Porém, os educadores carecem de preparação e apoio para o ensino de PCDs, incitando a necessidade por serviços de apoio relativos à inclusão escolar. O objetivo do trabalho foi identificar as expectativas, motivações e conflitos de graduandos/as que estão prestes a ser inseridos no ambiente escolar, com relação à atuação com PCDs nas aulas de EF Escolar. Obtivemos uma amostra de 15 indivíduos e os resultados apontaram que os universitários em estágio final de formação apresentaram grandes conflitos sobre estes aspectos: as motivações estão mais centradas e observadas em aspectos de estudos e aprimoramento; afirmam que não encontram alunos PCDs nos estágios realizados na formação; e além disso, não se sentem preparados para trabalhar com o público PCD, mesmo estando no último semestre da graduação, trazendo discussões sobre currículo e formação continuada.,
Palavras-chave: educação física adaptada. currículos. formação e atuação profissional.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
9
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO