OS ESPAÇOS DE UMA SALA DE REFERÊNCIA DE ETAPA II: PERCEPÇÕES E ANSEIOS DOS ADULTOS | |||
Autor Principal: | Nathalia Moura Alves Benante Co-autores: Priscila Sales Rodrigues Pessoa | ||
Resumo: | O presente texto traz um recorte de uma pesquisa científica intitulada A organização dos espaços de uma sala de referência da turma de etapa II: Percepções e anseios de crianças e adultos , a qual se constituiu como um Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura plena em Pedagogia. Porém, evidenciamos neste artigo apenas as percepções e anseios das profissionais referentes à organização do espaço e dos materiais da sala de referência da turma. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Araçatuba-SP. Tivemos como eixo articulador da discussão as maneiras de organização espacial. O objetivo foi investigar as concepções e expectativas que profissionais de um determinado espaço têm sobre ele. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica baseada em teóricos que versam sobre o tema. Os dados foram coletados pelos métodos de Seleção Visual e Poema dos Desejos, a partir dos quais inferimos que os profissionais investigados anseiam e dão preferência a um espaço organizado em arranjo semiaberto, com a presença de brinquedos, materiais, recursos e mobiliários ao alcance de todos., | ||
Palavras-chave: | espaço escolar. organização espacial. educação infantil. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil | |
Estatísticas: | 5 acessos |
3 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!