RESULTADO DE BUSCA
O APRENDER A APRENDER E O ESVAZIAMENTO DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA
Autor Principal: Josiani Ferreira Creste        Co-autores: José Roberto Boettger Giardinetto
Resumo: Este trabalho buscou na Pedagogia Histórico-Crítica contribuição para a superação do esvaziamento dos conteúdos matemáticos que são essenciais para o desenvolvimento dos conceitos químicos presentes no Currículo Oficial do Estado de São Paulo para a 1ª Série do Ensino Médio. O método de pesquisa adotado foi de cunho bibliográfico do tipo descritivo, numa abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio da observação qualitativa da aplicação de uma sequência didática estruturada a partir de um tema político-social, articulando os conceitos matemáticos ao ensino de Química a qual buscou o desenvolvimento do conhecimento significativo em ambas as áreas. Os resultados demonstraram que a abordagem pautada no tema político-social auxiliou na consolidação dos conceitos matemáticos e despertou o interesse pela Química e pela Matemática. Além disso, a contextualização sob a ótica da Pedagogia Histórico-Crítica auxiliou no desenvolvimento do pensamento crítico.,
Palavras-chave: ensino da matemática; ensino de química; pedagogia histórico-crítica
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
5
acessos
2
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO