A RELAÇÃO COM O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE QUÍMICA E AS POSSÍVEIS REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES | |||
Autor Principal: | Aparecida de Fátima Andrade da Silva Co-autores: José Gomes Thomaz | ||
Resumo: | O presente estudo emerge, no contexto de uma Escola Pública da Cidade de Viçosa-MG, e buscou investigar, a partir da noção de relação com o saber profissional docente, o porquê mesmo estando imersos em atividades com propostas diferenciadas de ensino e com caráter motivador, os alunos estavam aparentemente fracassando no aprendizado da Química. De natureza qualitativa, seus principais resultados apontam para os baixos desempenhos dos estudantes como parte de um sistema de práticas educativas de aprendizados descontextualizados e carente de significados para o aluno e para a tendência do docente a manutenção de uma relação reprodutora com o seu saber, construída e sistematizada através de concepções simplistas sobre a aprendizagem, que repercute negativamente na aprendizagem dos estudantes. | ||
Palavras-chave: | saber docente. ensino de química. relação com o saber. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
Estatísticas: | 7 acessos |
4 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!