RESULTADO DE BUSCA
A AUTOSCOPIA NA CONSTRUçãO DE REPERTóRIOS PROFISSIONAIS DA DOCêNCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA
Autor Principal: Jair Lopes Junior        Co-autores: Endrigo Antunes Martins
Resumo: Em termos de metodologias vinculadas com a construção de conhecimentos profissionais da docência, admite-se que a autoscopia viabilize reflexões elaboradas pelos próprios professores sobre as suas ações em episódios pontuais gravados em condições de ensino. Este trabalho investigou possíveis vinculações entre ações e justificativas de uma professora em sala de aula e a exposição da mesma a discussões planejadas com o pesquisador no contexto da utilização da autoscopia como recurso metodológico. Participou uma professora da rede pública do Estado de São Paulo com atuação no Ciclo II do Ensino Fundamental. Foram analisados 15 episódios fundamentados em reflexões autoscópicas. Foram evidenciados repertórios baseados em pressupostos da educação bancária. Após refletir sobre esse aspecto, foram constatadas mudanças nas práticas da professora que sugerem um princípio de superação da sua própria prática bancária, ou seja, a professora passa a perceber a necessidade de inserir os alunos nas interações dialógicas como falantes e dotados de saberes e não mais como meros ouvintes desprovidos de saberes. Com isso, percebe-se uma mudança em termos de concepções e práticas que colocam o ensino em um patamar com maior ênfase aos aspectos dialógicos isentos de autoritarismos e coerções, ou seja, práticas pedagógicas nas quais os sujeitos envolvidos nesse diálogo devem estar livres para se pronunciarem e colocarem seus pontos de vista, seus argumentos, suas opiniões e até mesmo suas dúvidas.,
Palavras-chave: saberes docentes, autoscopia, formação de professores
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
15
acessos
10
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO