RESULTADO DE BUSCA
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA VISãO DE PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAçãO
Autor Principal: Yara Emília Arlindo da Silva        Co-autores: Diene Eire de Mello, Dirce Aparecida Foletto de Moraes
Resumo: O presente estudo teve por objetivo verificar a percepção de professores em formação sobre o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório, realizada com um grupo de doze estudantes de um Curso de Especialização em Ensino de Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado Paraná. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com questões abertas e fechadas. Adotou-se neste artigo um referencial teórico que nos permitisse analisar as concepções dos participantes a partir de autores como Lévy (1999), Salomon (1992), Cool e Monereo (2010) e Silva (2002; 2010). Constatou-se por meio da análise dos dados coletados, que os pesquisados apresentam uma concepção de tecnologia ainda muita presa às premissas do passado, apenas como recurso de apoio a fala do professor, ou com ênfase no caráter motivacional. Quanto ao uso como ferramenta didática, estes consideram de grande valia, porém não se sentem integralmente aptos a utilizá-las. Ressalta-se que apesar dos pesquisados estarem em plena formação, os conteúdos e práticas relativas ao uso das tecnologias não se apresentam como componente curricular no curso em questão, mesmo se tratando de um curso na área de ensino.,
Palavras-chave: tecnologias digitais. ensino. professor.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
10
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO