DESENVOLVIMENTO INFANTIL E INFÂNCIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | |||
Autor Principal: | Tiago Gonçalves Corrêa Co-autores: Janaina Cassiano Silva | ||
Resumo: | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que dispõe sobre as normativas e aprendizagens essenciais referentes à Educação Básica no Brasil. Assim, de forma a suscitar questionamentos acerca do documento, nos pautaremos nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural para compreendê-lo e analisá-lo a partir de um posicionamento crítico, histórico e dialético. O objetivo geral é analisar a concepção de desenvolvimento infantil e infância presente na BNCC. Utilizaremos, neste estudo, como fundamentos filosóficos e metodológicos os referenciais teóricos da Teoria HistóricoCultural, com base no materialismo histórico-dialético e na análise documental. Como resultados, temos que, no que toca ao Desenvolvimento Infantil, nosso primeiro estranhamento ocorre ao nos depararmos com a divisão do desenvolvimento e das habilidades estarem pautadas por idades fixas e pré-determinadas. A BNCC concebe a criança, consoante as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, como um sujeito detentor de direitos e sujeito histórico, que constrói sua identidade nas relações, interações e práticas cotidianas e, que, a partir da relação que estabelece com o meio, produz cultura. É importante ressaltar a necessidade da discussão sobre a BNCC, mas é fundamental um posicionamento crítico ao se ler o documento., | ||
Palavras-chave: | desenvolvimento infantil. base nacional comum curricular. teoria histórico-cultural. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem | |
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